Oficina de Composição “Viver uma experiência Plástica” Artes Plásticas para crianças

30/03/2017 by in category Atividades, Novidades, Programação with 0 and 0
Home > Atividades > Atividades > Oficina de Composição “Viver uma experiência Plástica” Artes Plásticas para crianças

Oficina de férias

Com Adolfo Faúndez  e Paula Kalili
Dias 10, 11, 12, 13 e 14 de julho, das 14h às 17h

Investimento: R$760,00 (Pode ser parcelado em 2x).

A FAU.Atelier de Artes Plásticas e a Ponte do Arco-íris oferecem a Oficina Composição de Artes Plásticas para crianças de 7 a 12 anos.   Neste primeiro módulo, o programa vai abordar quais são os mecanismos que precisamos para executar uma composição de colagem de papel e os elementos que fazem parte dela. Com a coordenação de Adolfo Faúndez e assistência de Paula Kalili, a oficina tem 15 horas de carga horária e propõe aos pequenos viver uma extraordiária experiência plástica.

Ao final das oficinas será entregue um certificado de participação. As melhores composições serão selecionadas para uma exposição que acontecerá uma vez por ano na Ponte do Arco-íris.

Haverá um “Intervalo Lúdico” de 30 minutos com contação de histórias, alongamento e principios de relaxamento e meditação para crianças com Maria Auxiliadora Gomes Freitas.

Programa

A oficina Composição de Artes Plásticas será desenvolvida em 5 dias, das 14h às 17h, com a introdução teórica e explicação dos conceitos básicos para o desenvolvimento de trabalhos de expressão plástica. Também serão realizados exercícios práticos de experimentação e criação. No último dia, será realizada uma discussão e avaliação em grupo dos trabalhos executados e serão selecionados os trabalhos de maior destaque, para uma exposição futura.

Objetivo

Por meio de trabalhos e exercícios de representação e utilizando técnicas lúdicas de composição plástica, a oficina tem o objetivo de possibilitar e estabelecer um vínculo com a linguagem das artes visuais. Serão desenvolvidos trabalhos de composição plana, com a técnica de colagem de papel.

Proposta

A proposta pedagógica da FAU adere às teorias modernistas das artes visuais, que privilegiam a percepção entendida como uma experiência individual e subjetiva de um corpo e um cérebro. As teorias estéticas baseadas na percepção favorecem o fator sensorial sobre o intelectual, sobrepondo a visão à leitura, a universalidade às diferenças culturais e o instantâneo à mediação.  A FAU acredita que com conhecimentos simples dos princípios teóricos da Linguagem da Visão das Artes Plásticas, sua aplicação e prática em processos criativos, por meio de trabalhos direcionados, (que no fundo constituem a experiência plástica) é possível produzir uma aproximação com o mundo externo (físico, material, ilusório) e o mundo interno (perceptivo, sensorial), através da aproximação com o mundo da representação e expressão visual: a imagem criada.

Sobre Adolfo Faúndez

Licenciado em Belas Artes e Arquitetura pela Universidade do Chile. Lecionou como docente dos Cursos: Iniciação de Projeto, 1º Grau, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile; Projeto e Composição Geral, 2º a 5º Grau, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile; Composição Arquitetônica, 1º e 2º Grau, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile; Composição Arquitetônica para as Faculdades de Comunicação Visual, Desenho Industrial e Arquitetura da Universidade Federal do Paraná e Composição Arquitetônica para a Faculdade de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba.  Participou de várias curadorias de artes no Espaço Galeria Box Blue, em São Paulo, além de exposições individuais e coletivas no Brasil e, também, em Santiago, no Chile.

Sobre Paula Kalili

Paula Uehara Kalili, 24 anos, é graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (2015) onde atualmente cursa Licenciatura em Artes Plásticas.   Concluiu o Ensino Médio e Fundamental na Escola Vera Cruz. Foi membro atuante do Movimento Bandeirante e Escoteiro por 14 anos, chegando a cargo de monitoria. Colaborou em escritório de design, cenografias e atividades diversas além de monitorar atividades lúdicas infantis.

Add comment

Ponte do Arco-íris Todos os direitos reservados ~ Criado por Fantaccini Comunicação